Weby shortcut

Livros

Updated at 05/09/16 21:24 .

 

 

Modelo capa de livro Título A Concepção Materialista da História do Cinema. Porto Alegre, Asterisco.
Autor Prof. Nildo Viana
Ano 2009
Resumo  As obras sobre história do cinema padecem de graves problemas interpretativos e analíticos, tal como o seu caráter descritivo tendo por base uma ideologia cinematográfica. Assim, torna-se necessário discutir as bases teórico-metodológicas para uma história do cinema que ultrapasse a mera descrição e os demais problemas interpretativos. A presente obra discute a relação entre história e cinema, apresentando uma crítica da historiografia do cinema e apresentando as bases teórico-metodológicas para uma história social do cinema e exemplifica este procedimento analisando o expressionismo cinematográfico alemão.

 

livro_Diversidade_e_Equidade_no_SUS.jpg  Título Diversidade e Equidade no SUS: Parceria Universidade e Educação PopularGoiânia: Ed.CÂNONE.
Autor ROCHA, Dais Gonçalves,Lima, Jacqueline Rodirgues, Mello, Luiz & Batista, Ivanilde Vieira. (orgs.)
Ano 2008
Resumo  O presente livro busca, simultaneamente, discutir a importâcia de uma teoria dos regimes de acumulação para compreender a história do capitalismo e analisar o atual regime de acumulação hegemônico no mundo, o regime de acumulação integral.

 

Modelo capa de livro Título Panorama da Política em Goiás. Goiânia: Ed. UCG.
Autor FERREIRA, D. P. & BEZERRA, H. D. (orgs.)
Ano 2008
Resumo  O propósito da coletânea é analisar a política regional no período mais recente, a partir de estudos empíricos e de reflexões mais abrangentes. Os autores reunidos neste livro refletem sobre o comportamento dos  atores políticos do Estado de Goiás, com ênfase institucional ou individual. Todos  os artigos apresentam resultados de pesquisas desenvolvidas por professores da Universidade Federal de Goiás e estudantes vinculados aos programas de pós-graduração dessa instituição.

 

Modelo capa de livro Título Mídia e Política. Goiânia: Ed.UCG/Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.
Autor Heloisa Bezerra
Ano 2008
Resumo  Propõe renovar a área de estudos da comunicação política ao descartar categorias como neutralidade, objetividade e imparcialidade e ver os atores da política e da mídia como personagens que se movimentam em arenas de poder estruturadas segundo interesses, cálculos e estratégias de ação, junto a mercados altamente competitivos. Neste universo, o discurso é usado como arma de ataque e defesa, e a opinião pública é mercadoria de alto valor.

 

Modelo capa de livro Título Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis. Rio de Janeiro: CLAM/Garamond.
Autor MELLO, Luiz, GROSSI, Miriam & UZIEL, Ana Paula (orgs.)
Ano 2007
Resumo  Coletânea que aborda os temas da conjugalidade e parentalidade de gays, lésbicas e travestis, analisando novos arranjos sociais que ampliam as discussões sobre a paternidade e a maternidade, o casal, a família e o amor. Os artigos apresentam abordagens oriundas de disciplinas como Antropologia, Direito, Psicologia e Sociologia. O livro é dividido em três grandes eixos temáticos – conjugalidades, parentalidades e identidades.

 

capa-comoassistirumfilme.jpg Título Como Assistir um filme? Rio de Janeiro, Corifeu. 
Autor Nildo Viana
Ano 2007
Resumo  O livro busca desenvolver uma análise das formas de assistência ao filme e, ao mesmo tempo, mostrar a necessidade de uma assistência crítica.

 

Modelo capa de livro Título  Violência, Poder e Autoridade em Goiás. Goiânia: Ed. UFG
Autor SOUZA, Dalva Borges de.
Ano 2006
Resumo  Reconstrói a história da violência em Goiás adotando uma perspectiva "civilizatório-evolucionista". Busca descrever as condições históricas da sociedade goiana para a conformação de um habitus civilizado. A abordagem neo-evolucionista permite a descrição e explicação da realidade da cultura, da política e da violência em Goiás, sem deixar-se enredar por interesses políticos e normativos diretos.

 

Modelo capa de livro Título Novas Famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Garamond,
Autor MELLO, Luiz.
Ano 2005
Resumo 
Tomando como ponto de partida o Projeto de Lei Federal nº 1.151/1995, trata das origens e do desenvolvimento, no Congresso Nacional, dos debates sobre a regulação e o reconhecimento jurídico das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Analisa o pano-de-fundo dessa disputa legislativa: a emergência de novas famílias, bem como as posturas e discursos favoráveis e contrários a essa nova realidade social.

 

Modelo capa de livro Título Interacionismo Simbólico e Dramaturgia: a sociologia de Goffman. Goiânia: Ed. UFG,
Autor NUNES, Jordão Horta
Ano 2005
Resumo 
Realiza uma reconstrução metodológica da obra de Erving Goffman, aplicando as teorias da metáfora ao momento do surgimento da vertente dramatúrgica no interacionismo simbólico. Goffman emprega a metáfora metodologicamente nos níveis metateórico, teórico e técnico, e em três temas: o léxico das regras de interação social, a teoria do desempenho de papéis e o posicionamento do quadro. A análise dessas questões revela uma concepção sociolingüística da perspectiva dramatúrgica.

 

Modelo capa de livro Título Metáforas nas Ciências Sociais. Goiânia/São Paulo: Ed.UFG/Humanitas,
Autor NUNES, Jordão Horta
Ano 2005
Resumo  Discute as teorias da metáfora analíticas e hermenêuticas no âmbito das ciências sociais - parte de um novo campo de investigação metodológica, constituído a partir do reconhecimento da importância que assume o uso de metáforas na linguagem corrente e nas linguagens eruditas e científicas, implicando uma reorientação compreensiva das teorias sociais e o reforço da fundamentação pluralista das ciências sociais. 

 

Modelo capa de livro Título Políticas Públicas e Cidadania. Goiânia: Cânone,
Políticas Públicas e Sociedade Civil. Goiânia: Cânone
Autor RABELO, Francisco C. E. & BERNARDES, Genilda D'Arc (orgs.).
Ano 2004
Resumo  Coletâneas de textos de professores e alunos do Curso de Especialização em Políticas Públicas do DCS. Discutem temas como a reforma do Estado brasileiro, o controle social dos serviços públicos privatizados e os meios engendrados na sociedade para efetivar direitos de cidadania formalmente assegurados

 

Modelo capa de livro Título  Goiás: Sociedade & Estado. Goiânia: Cânone, 
Autor SOUZA, Dalva Borges de (org.).
Ano 2004
Resumo  Coletânea que aborda os processos estruturais que, no século XX, configuraram a relação sociedade e Estado em Goiás, focalizando de modo central a análise política, mas incorporando rica investigação sociológica acerca dos processos históricos envolvidos.

 

Modelo capa de livro Título  Interpretações Dualistas do Brasil. Brasília/Goiânia: Ed.UnB/Ed.UFG, 
Autor SENA, Custódia Selma.
Ano 2003
Resumo  Examina a representação dualista que é recorrente nas interpretações sobre o Brasil, dialogando com textos de ensaístas, cientistas sociais e historiadores que a tomaram como um dado, uma imagem, um sentimento ou um modelo explicativo. Apresenta o dualismo como uma configuração ideológica central da sociedade brasileira; como uma forma da experiência de brasilidade e penhor de nossa singularidade

 

Modelo capa de livro Título

PFL x PMDB: marchas e contramarchas (1982-2000). Goiânia: Alternativa, 

Autor FERREIRA, Denise Paiva. 
Ano 2002
Resumo  Analisa a influência do ambiente institucional, especificamente do federalismo, sobre a organização e a dinâmica do PFL e do PMDB, avaliando as perspectivas de consolidação desses partidos no contexto da democracia brasileira.

 

Modelo capa de livro Título Águas aos Olhos de Santa Luzia: um estudo de memória sobre o deslocamento compulsório de sitiantes em Nazaré Paulista. Campinas: CMU/Unicamp, 

 

Autor RODRIGUES, Cintya Maria Costa
Ano 1999
Resumo  Através de entrevistas e pesquisa documental, investiga o impacto da construção da barragem do rio Atibainha sobre uma parcela da população de Nazaré Paulista, SP, obrigada a se deslocar e a reconstruir sua vida em outro lugar

 

Modelo capa de livro Título Diderot e as Analogias Musicais. Goiânia: Ed. UFG,

 

Autor NUNES, Jordão Horta. 
Ano 1997
Resumo  Estuda o método hipotético e a filosofia experimental de Diderot sob o ponto de vista da analogia (especialmente musical), recuperando o tema dos vínculos entre filosofia, ciência e arte – tão caro a Diderot e ao Iluminismo.
List all Back