Weby shortcut
Ufg logo

Projetos de Extensão da Área da Museologia

Mise à Jour 24/04/17 19:16.

 

Título

PALESTRA: FUTEBOL, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO & TERRITÓRIOS DO TORCER

                                  

Status ENCERRADO

Coordenador
  
Prof. Pablo Fabião Lisboa (Bacharelado em Museologia - UFG)
Vigência 01/02/2017 a 28/04/2017
Resumo


À luz dos megaeventos esportivos no Brasil, a palestra visa fazer um balanço das pesquisas sobre esporte no país, focando principalmente no tema: Futebol, memória e patrimônio & Territórios do Torcer: uma análise da implantação de dois projetos de História Oral para o acervo do Museu do Futebol. Palestrantes: 1 Prof. Bernardo Buarque de Hollanda da Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (FGV-CPDOC) e do Laboratório de Estudos do Esporte da FGV. 2 Daniela Alfonsi (Museu do Futebol de São Paulo). 3 Prof. visitante UFG/ CIDE A.C. México, Fernando Segura Trejo

Documentação
Icone pdf  Cadastro do Projeto na UFG (aqui)
 
icone imagem  Cartaz do Evento para parede (design: Pablo Lisboa) (aqui)
 
icone imagem  Cartaz do Evento para Whatsapp (design: Pablo Lisboa) (aqui)
 
icone audio  Áudio de Entrevista na Rádio 730 FM (aqui)
 
Icone pdf  Matéria no Jornal O Globo - Rio de Janeiro (aqui)
 
icone imagem  Matéria e artigo no Jornal O Popular - Goiânia (aqui)
 
icone video  Vídeo da apresentação: Daniela Alfonsi - parte 1 (vídeo: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
  
icone imagem  Foto da Mesa 1: da esq. p/ dir.: Daniela Alfonsi, Fernando Trejo e Bernardo Buarque de Hollanda (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto da Mesa 2: da esq. p/ dir.: Daniela Alfonsi, Fernando Trejo e Bernardo Buarque de Hollanda (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto da Mesa 3:  da esq. p/ dir.: Daniela Alfonsi, Fernando Trejo e Bernardo Buarque de Hollanda (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
  
icone imagem  Foto de apresentação: Fernando Trejo 1 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto de apresentação: Fernando Trejo 2 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem
  Foto de apresentação: Daniela Alfonsi 1 
(foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
  
icone imagem  Foto de apresentação: Daniela Alfonsi 2 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
  
icone imagem  Foto de apresentação: Daniela Alfonsi 3 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
  
icone imagem  Foto de apresentação: Daniela Alfonsi 4 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto de apresentação: Bernardo Buarque de Hollanda 1 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto de apresentação: Bernardo Buarque de Hollanda 2 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto de apresentação: Bernardo Buarque de Hollanda 3 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto de apresentação: Bernardo Buarque de Hollanda 4 (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto de mediação: Pablo Lisboa (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto do público do Evento 1. Local: Auditório da FCS UFG (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
 
icone imagem  Foto do público do Evento 2. Local: Auditório da FCS UFG (foto: Milena de Souza) - 10/04/2017 (aqui)
  
icone imagem  Foto da Equipe Organizadora na reunião de avaliação do projeto 1: da esq. p/ dir.: Pablo Lisboa, Camila Beatriz Faria, Milena de Souza, Laura Yoshida, Fernando Trejo - 20/04/2017 (aqui)
 
Icone pdf  Relatório Final do Projeto na UFG (aqui)

Considerações

O projeto superou as expectativas de público e impacto. Esperava-se um público total de até 100 pessoas, entretanto o público total foi de 120 pessoas que se acomodaram em cadeiras disponibilizadas na hora do evento, sem contar com pessoas que quiseram acompanhar mesmo sentadas no chão do auditório. O evento teve grande repercussão na imprensa local e nacional. Uma matéria veiculado no jornal O Globo RJ, uma página inteira do jornal O Popular, dedicada ao evento, duas entrevistas de rádio. O público demonstrou entusiasmo para a partir da palestra desenvolver pesquisas relacionadas ao tema.

 

Título

Rede de Educadores em Museus de Goiás (REM-GOIÁS)

                                    

Status EM ANDAMENTO
Coordenador    Profa. Camila Azevedo de Moraes Wichers 
Vigência 01/02/2014 a 01/12/2017
Resumo

Esse projeto tem como intuito dar apoio às ações desenvolvidas pela Rede de Educadores em Museus de Goiás (REM-Goiás), que se trata de um coletivo de profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de educação (formal ou não-formal) e museus. Criada em 2010, a rede conta com mais de quinhentos membros, oportunizando a troca de experiências entre os interessados no tema. Anualmente, o projeto envolve a realização de cinco encontros presenciais e um seminário, que acontecem em diferentes instituições culturais de Goiânia e de outros municípios do Estado. O projeto prima pelo entendimento da extensão universitária como processo educativo, cultural e científico, viabilizando a relação integradora e transformadora entre a universidade e a sociedade. Dessa feita, destacamos as seguintes ações do projeto: Promover a integração contínua entre os membros da REM-Goiás, assim como das diferentes instituições culturais e museológicas que compõem a rede; Mapear ações educativas em andamento e estimular a criação de espaços pedagógicos nas instituições onde estes setores ainda não foram implantados; No período de 2016/2017 o projeto pretende auxiliar a construção dos programas educativos do Museu Antropológico da UFG e do Museu de Arte Contemporânea de Goiás, visando conceber e desenvolver ações para os públicos potenciais e não públicos de museus.

 

Título

Aproximando pessoas e coisas: kits de objetos arqueológicos como recursos pedagógicos e de mediação sensorial 

                                    

Status EM ANDAMENTO
Coordenador    Profa. Camila Azevedo de Moraes Wichers 
Vigência 01/05/2014 a 01/12/2017
Resumo

Esse projeto busca contribuir com os processos de socialização das referenciais culturais, por meio da construção e uso de kits educativos de objetos arqueológicos, como estratégias de mediação e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças (SARRAF, 2013). Por serem concretos e visíveis, os objetos tanto envolvem como desenvolvem nossos sentidos, quando os olhamos, tocamos, cheiramos, ouvimos e mesmo os degustamos (ELAZARI, 2000). Destarte, o projeto consiste na elaboração, aplicação e avaliação de kits pedagógicos – denominados “MALA: Maleta Arqueológica do LabArq”, a partir da retomada dos acervos arqueológicos das primeiras coleções do Museu Antropológico (Coleção Iluska Simonsen & Coleção Acary de Passos Oliveira). A Arqueologia Brasileira produz, especialmente, interpretações sobre o passado indígena, assim como de grupos que durante muito tempo não fizeram parte das narrativas oficiais, como populações negras e mulheres, desempenhando um papel fundamental para a construção de leituras interculturais (VASCONCELLOS et al, 2014). Outrossim, a utilização de kits de objetos arqueológicos pode auxiliar no desenvolvimento de projetos pedagógicos em atendimento às Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08, que determinam o ensino de História da África, Cultura Afro-brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares. Nesse sentido a proposta se circunscreve a um segmento específico do patrimônio, no caso, o arqueológico, e propõe a itinerância de coleções, objetivando a construção de oportunidades, onde alunos, professores e outros públicos, possam manusear, observar e analisar estes objetos, trazendo formas alternativas de ensino e aprendizagem, que considerem o ser humano por inteiro.

 

Título

“Preservação do acervo do artista D.J. Oliveira”

                                    

Status EM ANDAMENTO
Coordenador    Profa. Vera Regina Barbuy Wilhelm
Vigência 23/03/2015 a 23/03/2017
Resumo

O projeto de extensão, cultura e pesquisa consiste na preservação do acervo de obras do artista D.J. Oliveira, doado pela sua filha e que estão sob a guarda do Centro Cultural UFG. O projeto visa a realização do tratamento técnico de organização e sistematização dos desenhos, esboços, croquis, gravuras e projetos do artista, o que permitirá a melhor compreensão e a valorização de sua obra no contexto artístico de Goiânia e proporcionará um contato mais próximo dos alunos do curso de museologia com as instituições culturais e/ou museológicas, para desenvolvimento de atividades relacionadas à prática institucional.

 

Título

Projeto de Extensão Formação, Promoção, Geração de Renda e Fortalecimento de Iniciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social da Região Centro-Oeste.

                                    

Status ENCERRADO
Coordenador    Prof. Tony Willian Boita
Vigência 23/10/2015 a 05/10/2016
Resumo

O projeto de extensão visa formar, promover e estimular a difusão da museologia comunitária mediante o oferecimento de suporte museológico a iniciativas comunitárias em memória e museologia social da região centro-oeste. Para tal, conecta-se com redes, associações e/ou iniciativas comunitárias envolvidas em processos de salvaguarda de sua memória. Em conjunto, pretende-se difundir o conceito de museologia comunitária, suas metodologias e a relação entre memória e direitos humanos/culturais.

 

Liste tous Voltar