Weby shortcut

Institucional - Ciências Sociais (Licenciatura)

Updated at 03/12/17 21:28 .

Turno: predominantemente matutino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 60*. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.
* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)


Sobre o curso de Ciências Sociais - Licenciatura

As Ciências Sociais são um campo do conhecimento que estuda a constituição da realidade social, as relações entre indivíduos e grupos e os complexos processos simbólicos que lhes dão forma. As Ciências Sociais congregam três áreas de conhecimento – Sociologia, Antropologia e Ciência Política – que estudam, entre outras questões: as condições da vida humana em sociedade, os fenômenos, processos e relações que nelas se estabelecem, que são caracterizadas por desigualdades e disputas de poder; a diversidade humana, de uma perspectiva comparativa, na qual são enfatizados os comportamentos e os significados culturais, assim como as diferentes formas de organização social; as instituições, processos e regimes políticos, as teorias e ideologias políticas e a distribuição do poder entre grupos sociais, Estado e organizações.


Profissão

O graduado em Licenciatura em Ciências Sociais encontra um campo diversificado de atuação profissional. Como profissional da educação, o licenciado pode atuar (1) em escolas públicas e particulares de Ensino Médio e/ou (2) seguir a carreira acadêmica de professor universitário, após cumprir as etapas do mestrado e doutorado. Vale ressaltar que concursos públicos para os Institutos Federais têm exigido o grau de Licenciatura para ingresso na carreira docente.

O Licenciado em Ciências Sociais também está apto a atuar em instituições e agências públicas como INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Ministério Público (MP), FUNAI (Fundação Nacional do Índio), IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), MEC (Ministério da Educação) dentre outras, trabalhando na formulação e acompanhamento de projetos de intervenção social e no planejamento e execução de políticas públicas, em setores como saúde, educação, cultura, patrimônios culturais, museus, e em temas relativos à promoção social, gênero, sexualidade, aos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e camponeses.

Como pesquisador e consultor, o formado em Ciências Sociais encontra inserção profissional em instituições de pesquisa (nas áreas de opinião pública; de diagnósticos sociais, econômicos e culturais; de impacto e riscos ambientais; de aplicação de políticas públicas) e em instituições multilaterais como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização das Nações Unidas (ONU). Pode ainda prestar assessoria a empresas, sindicatos, partidos políticos e organizações de movimentos sociais.

Em Goiânia, o curso de Licenciatura tem duração de 4 anos (8 semestres).

Na avaliação divulgada pelo Ministério da Educação em 04 de setembro de 2009, o curso de Ciências Sociais da FCS/UFG, foi reconhecido como um dos melhores do país. Para mais informações acesse www.cienciassociais.ufg.br.


Coordenação: Prof. Carlos Eduardo Henning
                           
(62)3521.1453
carloseduardohenning@gmail.com

Horário de atendimento: 3as e 5as feiras das 9h às 12h.

Núcleo Docente Estruturante

Prof. Francisco da Mata Machado Tavares
Profa. Izabela Maria Tamaso
Profa. Lucinéia Scremin Martins
Profa. Marcela Carvalho Martins Amaral
Prof. Revalino Antonio de Freitas

PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO (aqui)

GALERIA DE COORDENADORES (aqui)

List all Back