Institucional - Ciências Sociais (Licenciatura)

Updated at 03/12/17 21:28 .

Turno: predominantemente matutino. | Duração: oito semestres. | Vagas: 60*. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.
* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Ciências Sociais - Licenciatura

As Ciências Sociais são um campo do conhecimento que estuda a constituição da realidade social, as relações entre indivíduos e grupos e os complexos processos simbólicos que lhes dão forma. As Ciências Sociais congregam três áreas de conhecimento – Sociologia, Antropologia e Ciência Política – que estudam, entre outras questões: as condições da vida humana em sociedade, os fenômenos, processos e relações que nelas se estabelecem, que são caracterizadas por desigualdades e disputas de poder; a diversidade humana, de uma perspectiva comparativa, na qual são enfatizados os comportamentos e os significados culturais, assim como as diferentes formas de organização social; as instituições, processos e regimes políticos, as teorias e ideologias políticas e a distribuição do poder entre grupos sociais, Estado e organizações.

Profissão

O graduado em Licenciatura em Ciências Sociais encontra um campo diversificado de atuação profissional. Como profissional da educação, o licenciado pode atuar (1) em escolas públicas e particulares de Ensino Médio e/ou (2) seguir a carreira acadêmica de professor universitário, após cumprir as etapas do mestrado e doutorado. Vale ressaltar que concursos públicos para os Institutos Federais têm exigido o grau de Licenciatura para ingresso na carreira docente.

O Licenciado em Ciências Sociais também está apto a atuar em instituições e agências públicas como INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Ministério Público (MP), FUNAI (Fundação Nacional do Índio), IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), MEC (Ministério da Educação) dentre outras, trabalhando na formulação e acompanhamento de projetos de intervenção social e no planejamento e execução de políticas públicas, em setores como saúde, educação, cultura, patrimônios culturais, museus, e em temas relativos à promoção social, gênero, sexualidade, aos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e camponeses.

Como pesquisador e consultor, o formado em Ciências Sociais encontra inserção profissional em instituições de pesquisa (nas áreas de opinião pública; de diagnósticos sociais, econômicos e culturais; de impacto e riscos ambientais; de aplicação de políticas públicas) e em instituições multilaterais como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização das Nações Unidas (ONU). Pode ainda prestar assessoria a empresas, sindicatos, partidos políticos e organizações de movimentos sociais.

Em Goiânia, o curso de Licenciatura tem duração de 4 anos (8 semestres).

Na avaliação divulgada pelo Ministério da Educação em 04 de setembro de 2009, o curso de Ciências Sociais da FCS/UFG, foi reconhecido como um dos melhores do país. Para mais informações acesse www.cienciassociais.ufg.br.

Coordenação: Prof. Carlos Eduardo Henning

(62)3521.1453
carloseduardohenning@gmail.com

Horário de atendimento: 3as e 5as feiras das 9h às 12h.

Núcleo Docente Estruturante

Prof. Francisco da Mata Machado Tavares
Profa. Izabela Maria Tamaso
Profa. Lucinéia Scremin Martins