Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

TCCs Museologia (2013)

Atualizado em 11/04/16 17:15.

2013  (3 arquivos)

Título Relato de uma experiência em processo e proposta de Sistema de Documentação Museológica para coleção particular
Aluno(a) Aluane de Sá da Silva 
Orientador(a) Profa. Dra. Vânia Dolores Estevam de Oliveira- FCS/UFG
Banca Profa. Dra. Manuelina Maria Duarte Cândido
Prof. Dra. Nei Clara de Lima
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Este trabalho relata a experiência com a coleção de homenagens do Senhor e Senhora Perillo e apresenta uma proposta de Sistema de Documentação Museológica para a mesma. Uma coleção, seja ela pública ou privada, requer procedimentos e instrumentos que auxiliam no seu controle e gerenciamento, na recuperação de informações intrínsecas e extrínsecas, resultando na preservação dos objetos. Esta proposta de Sistema de Documentação Museológica sugere que o controle e o gerenciamento sejam feitos através de procedimentos técnicos e instrumentos como: Política de Acervo, Sistema de Registro, Sistema de Numeração, Ficha de Entrada e Ficha de Registro. Autores como Baudrillard, Ceravolo e Tálamo, Ferrez, Hernandez, Nascimento, Pomian e Torres contribuem na construção deste pensamento.

  

Título O Processo de Criação do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás
Aluno(a) Francielly Rosa  
Orientador(a) Profa. Dra. Ivanilda Aparecida Junqueira
Banca Profa. Vera Regina Barbuy Wilhelm
Profa. Camila Azevedo de Moraes Wichers
Arquivo PDF (aqui)
Resumo

Esse trabalho tem por objetivo propor uma reflexão acerca dos ideais que serviram de base para o processo de criação do Museu Antropológico da UFG. Desse modo, o trabalho busca investigar o seu processo de criação e se a finalidade para qual foi criado permanece a mesma ou se modificou conforme as novas necessidades do público mais frequente, o escolar. Sendo assim, a justificativa para a realização dessa pesquisa se dá por entender que é de grande importância refletir sobre alguns aspectos que deram origem à instituição, bem como verificar alguns fatores que influenciaram na demanda do público visitante.

 

 

Título Políticas de Acervos em Museus: Uma Estratégia para o Gerenciamento de Acervos Museológicos
Aluno(a) Mana Marques Rosa 
Orientador(a) Profa. Manuelina Maria Duarte Cândido
Banca Profa. Nei Clara de Lima
Profa. Vânia Dolores Estevam de Oliveira
Arquivo PDF (aqui)
Resumo

A presente monografia resulta de um estudo sobre a política de acervos empregada em museus, nomeadamente a política aplicada no Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga. Para tanto, o trabalho buscou examinar a formação e o gerenciamento de seus acervos desde a criação do museu - sobretudo no que diz respeito à aquisição e descarte - para a compreensão de com foi sendo delineada, ao longo dos anos, a política de acervos da instituição. A análise propõe ainda uma reflexão acerca da importância das políticas de gestão voltadas para a organização e manutenção de acervos, bem como dos possíveis problemas ocasionados pela ausência de tais políticas, contribuindo com a sugestão para elaboração e/ou reformulação das mesmas. 

 

Listar Todas Voltar