Weby shortcut
Profa. Lais Thomaz

Professora da FCS- UFG, Lais Thomaz , apresenta sua pesquisa no Itamaraty “A Política de incentivos aos Biocombustíveis nos Estados Unidos e seus impactos no Brasil”

 

Professora da UFG apresenta sua pesquisa no Itamaraty

Na última segunda-feira, 10 de setembro de 2018, a Profa. Dra. Laís Forti Thomaz, do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais, realizou a palestra-debate “A Política de incentivos aos Biocombustíveis nos Estados Unidos e seus impactos no Brasil”, no Auditório Paulo Nogueira Batista, no Anexo II do Itamaraty.


Este evento fez parte da iniciativa “Diálogos Internacionais” promovida pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI). Participaram do encontro o Prof. Dr. Roberto Goulart Menezes (IRel-UnB), e o Diretor de Departamento de Energia do Itamaraty, Ministro João Genésio de Almeida Filho. O Embaixador Paulo Roberto de Almeida foi o moderador.

A professora fez uma exposição dos resultados de sua pesquisa de pós-doutorado, incluindo o histórico de créditos fiscais e tarifas que beneficiaram a produção de etanol de milho nos Estados Unidos, bem como apresentou como o programa de consumo compulsório de biocombustíveis, conhecido como Renewable Fuel Standard (RFS), foi formulado e implementado. Tais políticas de incentivos a biocombustíveis possibilitaram com que os Estados Unidos superassem o Brasil em produção e atualmente também são os maiores exportadores de etanol.


A pesquisadora ressaltou que a melhor compreensão dessas políticas pode ser útil aos gestores brasileiros a fim de se identificar as melhores práticas e desafios dentro do RFS para colaborar com o programa brasileiro chamado RenovaBio.

 

Palestra Itamaraty

Fonte : .

Listar Todas Voltar