anuncio_imagemBA_NF

Profa da FCS Dr. Fabiana da Cunha Saddi obtém financiamento internacional para pesquisa.

A British Academy conferiu o Newton Advanced Fellowship a pesquisadores da Universidade de Kent e da FCS/Universidade Federal de Goias para estudarem programa de pagamento por desempenho (PMAQ) no Brasil.

A British Academy conferiu a Dr. Fabiana da Cunha Saddi, membro do corpo docente do PPGCP da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, e ao Prof. Stephen Peckham, diretor do Centro de Estudos de Serviços de Saúde (CHSS) da University of Kent, a Newton Advanced Fellowship. O financiamento foi concedido no âmbito do Newton Fund programa britânico de cooperação acadêmica com o Brasil e outros países emergentes. Durante a vigência do Fellowship (Mar-2018 a Fev-2020), Fabiana Saddi e Stephen Peckham estarão co-liderando o projeto: “Como fortalecer a liderança e a força de trabalho através do re-desenho e implementação de um programa de pagamento por desempenho (PMAQ) na APS no Brasil. Uma análise político comparada e de sistema de saúde”. O projeto também contará com a participação do Prof. Pedro Mundin, coordenador do PPG-CP/UFG.

Esta pesquisa trará novos conhecimentos sobre o Programa Nacional de Acesso e Melhoria da Qualidade na Atenção Primária / PMAQ. Os pesquisadores irão empregar análise de framework (Ritchie e Spencer 1994, Gale et al 2013) para explorar se os processos de reformulação e implementação do PMAQ /3ª ciclo contribuíram para o fortalecimento do desempenho da liderança e da força de trabalho no sistema de saúde, em cidades com renda / níveis de desenvolvimento distintos e unidades com diferentes arranjos de gerenciamento/liderança e capacidades organizacionais. Os pesquisadores realizarão revisão da literatura, entrevistas (com formuladores de políticas, implementadores e funcionários da linha de frente), examinarão documentos, e trabalharão com métodos mistos - cruzando dados secundários com os novos dados coletados. As entrevistas serão realizadas em dois estados / regiões do Brasil: Goiás e Pernambuco. Os dados da revisão e entrevistas / documentos serão analisados ​​segundo temas relevantes nas áreas de Políticas Públicas, Sistemas de Saúde e literatura política sobre desempenho. A parceria com o Prof. Stephen Peckham, pesquisador de renome do Reino Unido, envolverá colaboração em pesquisa, visitas recíprocas e transferência de conhecimento / habilidades para o Brasil. O projeto prevê a realização de seminários, de workshops sobre métodos de análise, mesas redondas sobre P4P/PMAQ em Congressos, e participação do Prof. Stephen Peckham na disciplina de políticas públicas do PPG-CP.

anuncio_imagemBA_NF

List all Back