tran ufg_ evento

O Núcleo Ser-Tão, através de seu projeto de extensão Trans UFG, realizam debate sobre Direitos trans em torno do nome social a partir da retificação do registro civil aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, da Universidade Federal de Goiás, promove o debate " Direitos trans em torno do nome social: possibilidades na retificação do registro civil a partir da decisão positiva do STF", ação componente de seu Projeto de Extensão Trans UFG.

Na ocasião serão discutidos as implicações da recente decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) no seu julgamento a respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4275, que entende assim como regulamentada a possibilidade de alteração de nome e de gênero nos assentos cartorários de registro civil, mesmo sem a realização de quaisquer procedimentos cirúrgicos (incluindo a chamada cirurgia de redesignação sexual) e sem a necessidade de apresentação de laudos psiquiátricos ou psicológicos por parte das pessoas interessadas.

Contando com mesa-redonda com os debatedores Ester Sales (Ativista Social e mestra em Filosofia pela UFG), Chyntia Barcellos (Conselho Federal da OAB), Adriano dos Passos (PPGS/ UFG) e mediação de Yordanna Lara (PPGAS/UFG) a atividade se realizará no dia 15 de março de 2018, quinta-feira, às 19:00, no Miniauditório da Faculdade de Ciências Sociais no Campus II da UFG.

O evento busca abordar as possíveis repercussões da decisão favorável do STF, proporcionando uma ocasião em que os palestrantes e o público possam avaliar criticamente as diversas implicações políticas e sociais da alteração jurídica em questão, uma histórica conquista das populações transgêneros, trans, travestis e transexuais em sua busca pelo reconhecimento de seus direitos sociais no país.

O Ser-Tão é um núcleo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Criado em 2006, o Núcleo tem como missão a produção e a divulgação de conhecimentos voltados à promoção da eqüidade de gênero e à garantia dos direitos sexuais. É composto por professoras/es, estudantes e pesquisadoras/es e por representantes de entidades civis interessados nas áreas de gênero e sexualidade.  Projeto de Extensão Trans UFG, uma iniciativa do Ser-Tão, aborda as transexualidades e travestilidades na Universidade Federal de Goiás (UFG). A proposta inclui tanto a realização de grupos de estudos, quanto de eventos tais como seminários, mostras cinematográficas, palestras, rodas de conversa sobre temáticas trans tanto em espaços variados da UFG quanto fora dela.

SERVIÇO:

Debate "Direitos trans em torno do nome social: possibilidades na retificação do registro civil a partir da decisão positiva do STF", evento promovido pelo Núcleo Ser-Tão através do projeto de extensão Trans UFG.

Onde: Mini auditório da Faculdade de Ciências Sociais, no Campus II (Samambaia) da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Itatiaia, Goiânia.

Quando: Quinta-feira, 15 de março de 2018.

Que horas: 19 horas.

Quanto: Gratuito.